Golpe brasileiro no Facebook acessa bate-papo e curte link, diz Microsoft

Extensões maliciosas são instaladas nos navegadores Chrome e Firefox.
Os plug-ins publicam mensagens na rede social para divulgar sites.
Ataques brasileiros circulam no Facebook, alertou a Microsoft. Em um blog corporativo, a maior companhia de softwares do mundo explica que os golpistas utilizam extensões dos navegadores Chrome e Firefox para divulgar mensagens na rede social, curtir páginas e participar de bate-papos.
O texto "Malware Protection Center" (Centro de Proteção contra Malware, em português), foi publicado na última sexta-feira (10).
No golpe analisado pela empresa, a isca era um consórcio para adquirir um veículo Celta, da GM, a "R$ 13 por dia".
De acordo com a Microsoft, a extensão publica mensagens para divulgar sites. Uma das mensagens é: "Garota de 15 anos vítima de bullying comete suicídio após mostrar seios no Facebook". O G1 havia alertado sobre o golpe no final de março.
A divulgação de postagens no Facebook pretende vender "curtidas" a páginas. O G1apurou que também envolve a captura de dados para a venda de "leads" (jargão para designar um consumidor em potencial).
Isso é o que estimula a criação de promoções com produtos reais. Empresas especializadas em "leads" contratam afiliados, entre eles os hackers, para gerar tráfego aos sites de cadastro das promoções.
Removendo extensões
No Chrome, é preciso acessar o endereço chrome://extensions.

No Firefox, a lista fica em Firefox > Complementos.
Veja também como conferir a lista de aplicativos do Facebook na coluna Segurança Digital. Pode ser ainda necessário examinar o computador com um antivírus para remover o software capaz de instalar as extensões nos navegadores.
Fonte:G1




Share on Google Plus

Sobre Unknown

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial